Notícia

Cursos de Verão na Universidade dos Açores

Cursos de Verão na Universidade dos Açores

 

Anualmente, a Universidade dos Açores (UAc) oferece um Curso de Verão, cujo principal objetivo é o da divulgação da instituição e da Região Autónoma dos Açores, bem como da língua portuguesa e da cultura açoriana.

A organização do curso, à responsabilidade do GRI no âmbito da Pró-Reitoria para as Relações Internacionais e Cooperação Institucional, conta com a participação de diversas unidades orgânicas da Universidade, nomeadamente os Departamentos de Línguas e Literaturas Modernas, de História, Filosofia e Ciências Sociais, de Geociências, de Biologia, de Oceanografia e Pescas e de Ciências Agrárias.

ALíngua Portuguesa está presente em três níveis, quer como língua estrangeira, quer como língua segunda. O principal objetivo de qualquer um dos níveis é desenvolver a competência comunicativa dos participantes, respondendo, tanto quanto possível, às necessidades individuais de cada aluno.

Este ano, pela primeira vez, foi adicionado o módulo de Literatura Portuguesa, que contempla as suas várias épocas.

Os interessados têmigualmente a oportunidade de visitar as ilhas do Faial e da Terceira, para cursos de uma semana sobre ‘O Mar dos Açores’ e ‘A Terra – o mundo rural’, respetivamente.

Segundo o testemunho da Prof.ª Marie Fraley, do Rhode Island College, os Cursos de Verão na Universidade dos Açores são uma excelente oportunidade para participantes de todas as idades e formações estudarem e praticarem a língua portuguesa, desfrutando ainda das belezas culturais e naturais dos Açores em primeira mão. Indagada sobre os benefícios para os participantes, a Prof.ª Fraley respondeu que estes “beneficiam não só do programa intensivo e das visitas culturais, mas também por conhecerem estudantes de toda a Europa, permitindo que conheçam mais culturas.” Acrescenta ainda que o Rhode Island College já enviou dois grupos de participantes em edições anteriores, e que planeiam enviar mais um grupo este ano. “É perfeito porque os nossos estudantes têm a experiência de estudar no estrangeiro, por um curto período de tempo sem prejudicar os seus trabalhos que servem para o pagamento das propinas. Também lhes abre o apetite para futuras experiências de estudo e trabalho fora dos E.U.A. Todos os estudantes que participaram no Curso de Verão, em 2009 e 2010, tiveram uma experiência positiva e sentiram que haviam melhorado o seu conhecimento da língua Portuguesa e da cultura açoriana. Afirmam que foi uma experiência que lhes marcou a vida. Muitos dos nossos estudantes são imigrantes ou descendentes de imigrantes de Portugal continental ou de outros países lusófonos, como o Brasil e Cabo Verde. O tempo que passaram nos Açores expandiu a sua experiência para mais uma parte do mundo Lusófono”.

Mónica Ferreira, uma participante da edição de 2010, descreve a sua experiência como “uma das oportunidades mais maravilhosas que me foi dada. É com certeza uma experiência que ninguém deve perder”.

Assim, estes cursos têm-se tornado numa experiência inesquecível, bem como uma mais-valia tanto a nível académico como profissional, para todos aqueles que neles têm participado.

As candidaturas para a edição de 2012 estão abertas até 30 de Março e devem ser submetidas ao Gabinete de Relações Internacionais da UAc.


2012-01-13 por Daniëlla Gyselinck (gyselinck) em GRI

Notícias

AcessibilidadeD. XHTML CSS
Desenvolvido por UAc © 2017 | Termos de utilização